Procure abastecer seu veículo sempre utilizando todo o tanque do veículo. Andar sempre com ponteiro do combustível na reserva torna necessário vários deslocamentos ao posto de combustível para realizar pequenos abastecimentos, o que significa um consumo desnecessário, além de diminuir a vida útil da bomba de combustível do veículo.
Mantenha os pneus sempre com a pressão interna correta, de acordo com o manual do fabricante, pois pneus descalibrados fazem com que o veículo perca sua velocidade com maior intensidade.
Procure não andar com os vidros abertos quando transitar em velocidades superiores a 80 km/h; esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade.
Procure reduzir o uso do ar condicionado, deixando para ligá-lo apenas nas horas mais quentes do dia.
Procure eliminar cargas desnecessárias no interior do veículo: quanto maior o peso no interior, maior o consumo.
Procure aproveitar ao máximo a energia cinética (velocidade) do veículo, evitando utilizar os freios bruscamente.
Arranque suavemente. Os momentos de maior consumo são aqueles quando o veículo é colocado em movimento, onde se consome muito combustível para tirá-lo do repouso (inércia). Desta maneira, quanto mais suave, mais econômica será a partida.
Procure desligar o veículo em paradas prolongadas.
Troque de marcha sempre dentro da rotação indicada pelo fabricante – geralmente entre 2.500 e 2.800 rpm.
Não conduza o veículo desengrenado em declives acentuados. Os veículos com injeção eletrônica de combustível possuem um dispositivo chamado cut-off, onde o consumo é totalmente interrompido quando o veículo encontra-se engrenado e com o acelerador na posição de repouso. Caso o veículo desça “na banguela” haverá consumo para manter o motor em marcha lenta
Esteja atento para a manutenção do veículo. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica poderão aumentar consideravelmente o consumo.
Verifique o estado do catalisador do sistema de exaustão. Este componente é muito importante para a redução das emissões, pois, quando obstruído, reduz a eficiência do motor, aumentando o consumo de combustível.
Troque o óleo e faça revisão no sistema de arrefecimento, pois isto faz com que a vida útil do motor seja prolongada.
Procure abastecer em postos de confiança e confira sempre a lista dos fornecedores fraudulentos no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – www.anp.gov.br.
Não jogue lixo pela janela, isto não reduz o consumo de combustível, mas o meio ambiente agradece!
Procure atuar junto ao poder público e às empresas, no sentido de exigir a implantação de medidas para o controle da poluição, como:
– Melhorar o transporte coletivo
– Construir ciclovias
– Conservar as áreas verdes
– Implantar sistemas de controle e fiscalização para reduzir as emissões de gases dos veículos e chaminés das indústrias
– Substituir o uso de combustíveis fósseis por outros de fontes renováveis
– Estimular e viabilizar o uso de meios de transporte menos poluidores
– Desenvolver novas tecnologias para geração de energia limpa etc.
*Fonte: Programa Despoluir – Confederação Nacionado do Transporte
Primeiro…confirme se tem o motores todos preparados.
Se tem carro até 1200Cc no máximo e moto (não desportivas) de baixo consumo (entre 125Cc e 500Cc).
– Use a moto na cidade
– use o carro para passear longe e em busca de cargas.
Em ambos dê o menor numero de rotações entre as marchas.
No carro por exemplo… tente manter sempre a 5ª…ou seja qual for..é preciso é dar giros com poucas rotações desde que o motor não se engasge…isto é ir na velocidade certa para se manter em 5ª.
As acelerações bruscas e loucuras é o que gasta combustivel.
De resto siga a dica a cima escrita.
Boa poupança.
gostaria de receber informacoes sobre conducao economica para onibus.preferencia por motores vw.
Sei que a vw disponibiliza um curso de condução economica para ônibus! Vc encontra maiores informações no site http://www.vwcaminhoeseonibus.com.br
“Procure não andar com os vidros abertos quando transitar em velocidades superiores a 80 km/h; esta ação proporcionará menor arrasto aerodinâmico do veículo, diminuindo sua perda de velocidade.”
Segundo o que entendi desta frase quando maior o atrito com o ar (provocado pelas janelas abertas). mais aumenta a perda de velocidade. Se reduzi-se a perda de velocidade o carro andaria mais rápido.
Cumprimentos e verifiquem os textos.
(obrigado pelas dicas pois elas estão boas)
MUITO BOAS AS DICAS
condução econômica é muito simples é tentar não ser um operador agrecivo